sábado, 26 de novembro de 2011

Que super-herói você quer ser hoje?

   Chega de anabolizantes!


 Imagine a pessoa mais forte do mundo, imaginou? Agora imagine um bebê que ao chegar nos seus 15 anos, pode ser o dobro mais forte do que esse homem! Inacreditável não é mesmo? Mas é a pura verdade, médicos descobriram um tipo de mutação genética em bebê na Alemanha.
 Esse bebê "super-dotado" possui uma mutação genética em seu músculos, esse bebê desenvolveu músculos fortes nos braços e pernas que o possibilitam levantar pesos de três quilos com os braços estendidos, algo que muitos adultos não conseguem fazer.Os músculos têm o dobro do volume do que os de crianças da mesma idade.
 A mutação genética da criança bloqueia, segundo os médicos, a produção de uma proteína chamada miostatina, que limita o crescimento muscular. Há sete anos, investigadores da Universidade Johns Hopkins de Baltimore criaram um super-rato ao imprimir a ação do gene responsável pela elaboração de miostatina nas células do organismo.
 A partir dessa descoberta, o médico da criança, Markus Schuelker, do Departamento de Neurologia Infantil do Centro Médico Universitário/Charité de Berlin afirma:"Podemos aplicar esse conhecimento nos seres humanos, inclusive em terapias de distrofia muscular."
 Será esse o Juggernaut da vida real? Ainda não sabemos, a única coisa que sabemos é que essa descoberta será de grande ajuda para a humanidade.


 A Radioatividade pode trazer mutações genéticas sem nos prejudicar?


 Se você ai tinha esperança de que um dia você por obra do acaso caísse num reator nuclear de átomos ou de inalar por ventura um gás radioativo desconhecido de uma bomba enquanto você está em uma briga de gangues e e transformar em um X-Men ou no Super-Choque, pode ir tirando o seu cavalinho da chuva!
 A radioatividade induz em praticamente todos os casos a mutações diretas rápidas. Esse tipo de mutação é altamente prejudicial á espécie e ao indivíduo, pois a alteração brusca na série de DNA gera problemas como o câncer (reprodução descontrolada de células).
 Mas com o desenvolvimento de novos modos de conseguirmos acessar nossa série de DNA, podemos possivelmente, em breve, pessoas com super-inteligência, super-força (como o caso acima), super-velocidade e etc.


 Mas como funciona o processo da Radiação no nosso corpo?


 A radiação atinge o DNA das células, alterando a sequência de bases nitrogenadas, modificando o código genético e consequentemente o códon de RNA que seria formado a partir do gene, resultando em aminoácidos diferentes dos requeridos pela proteína.
 Também o caso dos protooncogenes, genes predestinados ao câncer mas que estavam "dormindo". A radioatividade "acorda-os" e transforma-os em oncogenes (genes causadores de câncer).
 Na maioria das vezes, a célula é destruída pelos mecanismos de defesa do organismo, se eles falham, a célula se autodestrói (autólise). Então, só haverá câncer quando todos esses mecanismos falharem, o que justifica o aparecimento de câncer ser mais frequente em idosos.


 Existem outros meios de se ter poderes na vida real?


 E a resposta para essa pergunta é sim! Além de todo esse "papo" de radiação, existe sim meios na teoria de se terem superpoderes na vida real.
 Esse meio "realista", seriam basicamente soros com anti-corpus em sua composição e que acessariam o banco genético (DNA) e desativariam os "controladores" das funções básicas do nosso corpo, como força, velocidade, agilidade, reflexo e visão. Os os "controladores" bloqueados, as funções básicas do nosso corpo se desenvolveria mais do que o normal, nos dando assim uma superforça, supervelocidade, super-agilidade e uma supervisão.
 Mas além do lado benéfico, existiria o lado maléfico também. No caso da superforça, aconteceria que com os genes "controladores" das funções básicas do corpo bloqueados, os músculos do corpo se desenvolveriam muito mais rápido, e com isso, degenerariam muito mais rápido, com isso levando a morte mais cedo.
 No caso da supervelocidade, que com os genes "controladores" bloqueados, os ligamentos e os nervos das articulações se desenvolveria mais que o normal, que ao passar do tempo, o atrito das articulações com o chão em uma velocidade constante deformariam as juntas e os ligamentos, causando assim um possível rompimento nos ligamentos e em pontos mais extremos, até uma total trofia muscular
 No caso da super-agilidade, os efeitos colaterais são bem menos notáveis, o que aconteceria na realidade é que com os sentidos mais aguçados e o cérebro mais ágil, essa habilidade diminuísse ao longo dos anos.
E por último, mas não menos importante, a supervisão, que ao ser mais desenvolvida, conseguisse captar detalhes que a de um olho com seu desenvolvimento normal. Mas com o passar da idade, esses detalhes á mais ficassem menos perceptíveis.


 Mas afinal, é possível ter superpoderes?


 Há muitas teorias que especulam esse mesmo assunto por ai, mas algo na prática está longe de ser real, pois além de serem muito caras, ainda há controvérsias sobre o assunto.
 Mas até vermos os X-Men por ai, demorará bastante tempo!
 Mas o bom de tudo mesmo é de que todos já sonharam em ser super-heróis um dia e mesmo nós sabendo que é quase impossível vermos pessoas voando e soltando teias por ai, ainda continuamos a acreditar e sonhar com isso.
 O importante é continuarmos a sonhar e nos inspirar em nossos super-heróis favoritos, mas além deles, precisamos reconhecer e dar valor aos verdadeiros super-heróis da vida, que dão a vida por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário